Os Filmes da Minha Vida

Todo mundo dever ter uma lista dos melhores filmes em sua opinião…Tenho a minha também. Aqui vou escrever sobre os filmes que me marcaram, quer pelo momento, pelas emoções, pelo impacto. Não necessariamente significa que os filmes tenham grande qualidade.

Branca de Neve e os 7 Anões

Era criança, foi a primeira vez que fui ao cinema. Lembro que minha irmã me levou. Era uma tarde de sábado ou domingo. Fomos ao cine Paissandu, no centro de S.Paulo. Fiquei emocionado com o filme. Me impactou muito.

A Hard Day’s Night (dos Beatles).

Adorava (ainda adoro) Beatles. Teve o título no Brasil de Os Reis do Iê Iê Iê…época efervescente e importante musicalmente da Jovem Guarda…Fui a um cinema na Vila Leopoldina, numa tarde de sábado. O filme é maravilhoso, com todas as ótimas músicas, a história bobinha, mas com os 4 fabulosos ídolos…Adorava o Paul McCartney, meu beatle preferido (até hoje curto muito ele). Somente muito tempo depois fui gostar mais do Lennon…

Romeu e Julieta

Era jovem quando o filme de Zeffirelli passou…Morava na Vila Anastácio, em S.Paulo. Por incrível que possa parecer, não conhecia a história. Fiquei super emocionado com filme. A maravilhosa Olivia de Haviland (que desapareceu), a história linda, o drama final…Me tocou profundamente à época.

Ao Mestre Com Carinho

Até hoje me emociono muito com esse filme, que devo ter visto umas cinquenta vezes…Me marcou muito à época…Apesar de não ter muita qualidade como filme (não deve aparecer em nenhuma lista dos 20 melhores filmes, creio que de ninguém), achei a história bacana(para o período quente do final dos anos 60, do tema do racismo). Sidney Poitier está ótimo no papel. A música ao final, To Sir With Love, cantada por Lulu, me toca até hoje…

Táxi Driver

Era muito jovem, meio “revolucionário” naqueles anos 70, vivia um período meio sozinho, me identifiquei muito com aquele cara meio maluco vivido pelo Robert de Niro, esplendidamente. O filme tem muito valor, é muito conceituado até hoje…

Sexto: Tarde Demais Para Esquecer

Outro filme que me emociona até hoje. Também vi dezenas de vezes…Sempre me emociono ao final (sou meio emotivo, não consigo conter lágrimas ao final, não importa que já tenha visto tantas vezes). História linda, atores maravilhosos, a paquera no navio, o romance proibido, a cena da tia na ilha, a música An Affair to Remember tocada ao piano, o desencontro trágico na cena do Empire State, o reencontro no natal no fim…Maravilhoso!

O Colecionador

Morava em Assis, no Interior de S.Paulo nessa época. O filme sobre o rapaz tímido que ganha na loteria e que “sequestra” a moça para tentar conquistá-la ao longo do tempo me marcou muito. As cenas naquela casa no campo no interior da Inglaterra, a beleza da atriz(que também desapareceu), a figura marcante do Terence Stamp, o final surpreendente…Gostei muito.

Oitavo: O Exorcista

Por incrível que pareça, gostei muito desse filme na época em que passou…Foi um filme marcante, fez muito sucesso. Assustador e intrigante…Sempre gostei desse gênero de filme…Vi várias vezes, uma vez com uma moça que estava paquerando(muito depois ela me comentou que achou uma barbaridade eu levá-la para ver um filme daqueles). Tentei ver recentemente outra vez, sem grandes emoções…

O Poderoso Chefão, parte 1

Talvez seja o filme que coloque no top 3 dos melhores filmes de todos os tempos. Lembro do cinema, da noite em que assisti, do impacto que o filme me causou. Longo, lento depois muito intenso, os dramas, os desempenhos dos atores, a música…Maravilhoso…Vi diversas vezes.

Décimo: O Bom, o Mau e o Feio ou Três Homens em Conflito (teve esses títulos no Brasil, dependendo da época). No original, The Good, The Bad and The Ugly

Sempre gostei de filmes de faroeste. Tenho uma forte adoração pelo tema, filmes sobre índios americanos, a conquista do oeste, etc. Esse filme maravilhoso, dirigido pelo Sergio Leone, com Clint Eastwood, com a famosa música do Ennio Morricone, é um dos mais belos filmes jamais feito. Diversas cenas espetaculares, locações sensacionais, as viradas do longo do filme, o duelo final…Acho deslumbrante. Também assisti dezenas de vezes.

Amargo Pesadelo – Deliverance

O filme me marcou muito…Com Burt Reynolds e Jon Voight, é sobre um grupo de amigos que vai pescar num lugar distante…Tem uma famosa cena de um menino tocando Banjo, uma música que tocou muito à época. O grupo de 4 amigos terá grandes problemas com alguns habitantes do lugar…Muitas cenas em florestas e rios…Muita violência…Marcante.

Sob o Domínio do Medo – Straw Dogs

Com Dustin Hoffman e dirigido pelo Sam Peckinpah, é um filme de um rapaz tímido, meio bobão, que vai com a mulher (uma loira bonitona) para uma casa numa cidade pequena. Há alguns operários trabalhando numa reforma ao lado da casa…que se interessarão pela mulher…Aos poucos o quadro vai se armando, dos homens pegarem a mulher…à força. O rapaz meio tonto irá se transformar…Violento, com cenas espetaculares na parte final do conflito (marca registrada de Sam Peckinpah).

A Primeira Noite de Um Homem – The Graduate

Muitos jovens de identificaram com esse famoso filme…com Dustin Hoffman também, que faz um papel de um rapaz que se interessará pela mãe da namorada (ou melhor, a mãe da namorada irá se interessar pelo rapaz). As cenas da tal primeira vez são muito boas…Com excelentes músicas de Simon & Garfunkel(que estouraram mundo afora)…fez muito sucesso…

O Passageiro, Profissão Repórter – The Passenger

De Michaelangelo Antonioni, o filme intrigante, com belíssima fotografia, sobre um jornalista (Jack Nicholson), que irá se apropriar de um documento de um morto, se passando por ele…Aos poucos uma complexa situação vai se desenvolvendo…e o personagem se complicando. Com a bela Maria Schneider…Maravilhoso.

O Iluminado – The Shining

Assustador filme sobre uma família que vive num hotel no meio dos Estados Unidos…que com o forte inverno, ficará sem hóspedes…O pai da família, vivido por Jack Nicholson, terá um comportamento esquisito e ameaçador ao longo do filme. Baseado no livro de Stephen King, e dirigido pelo Stanley Kubrick, tem um final assustador no fjnal, de perseguição à criança na neve…

Alien, o 80. Passageiro – Alien

Dirigido pelo Ridley Scott, o filme fez um enorme sucesso…e era assustador. Vi diversas vezes…ainda hoje é muito conceituado. Não gostei das continuações…Um clássico dos filmes de terror.

Um Estranho no Ninho

Outro filme com a presença do Jack Nicholson (nem gosto tanto dele, por sinal), que me marcou muito à época dos anos 70. Fez grande sucesso também…

O Franco Atirador – The Deer Hunter

Filme com Roberto de Niro (meu ator preferido durante muito tempo) e a maravilhosa   Meryl Streep (nova, num papel menor, ainda hoje minha atriz predileta), o filme entra no tema do Vietnã de uma forma assustadora…Lia muito à época sobre o conflito, mas não imaginava o inferno que poderia ser…A transformação que a guerra irá provocar nas pessoas será brutal. Grande filme…

O Paciente Inglês – The English Patient

Lembro que ganhei esse livro e não consegui ler…Achei muito difícil e chato e larguei. Alguns anos depois sai o filme, e fiquei maravilhado. Assisti algumas vezes, comprei o DVD, etc. . Com excelente desempenho de atores e atrizes (o ótimo Ralph Fiennes, Kristin Scott Thomas, Juliette Binoche, Willem Dafoe, etc.), dirigido pelo Anthony Minghella, o filme é belíssimo. Mostra o forte relacionamento amoroso entre os personagens de Fiennes e Kristin…Com imagens lindas no deserto, um filme muito forte. As cenas da saída dele da caverna carregando-a nos braços é uma das mais bonitas e fortes que já vi no cinema…Simplesmente maravilhoso!

As Pontes de Madison – The Bridges of Madison County

Dirigido e estrelado por Clint Estwood com a maravilhosa Meryl Streep, mostra uma mulher simples do interior…que irá conhecer um fotógrafo e viverá um momento super especial na vida dela – que ninguém ficará sabendo…O filme marca muito e mostra as opções que as pessoas tem na vida…e as escolhas que fazem…No caso dela, o sacrifício pessoal pela família…Outro belíssimo filme!

Leave a comment